Introdução
Você se sente desanimado no louvor ou que sempre é a mesma coisa?
Reative o dom que há em você é um título inspirado na mensagem do pastor Cláudio Ribeiro e que me inspirou a fazer este artigo. Aqui vou mostrar tópicos do que ele disse com aplicação para o ministério de louvor sobre dom, propósito e se você se sente desanimado ou perdido no louvor continue lendo o artigo que contém uma profunda mensagem para sua vida.
Mas a mensagem é para sua vida, então mesmo que você não seja do louvor se inspire nessa mensagem. Que seu coração seja um solo fértil para esta mensagem pois você nasceu para dar certo.
Encontrando o meu eu
Com mais de 8 bilhões de pessoas no planeta terra, pesquisa revela que aproximadamente 10% encontraram o seu propósito, o seu eu, e somente 5% estão exercendo aquilo que nasceram para fazer.
Vamos nos concentrar no ambiente do ministério do louvor, quem é você no louvor? Qual o seu propósito no louvor? Isso não é o que você está fazendo nesse momento, mas de encontrar o seu lugar.
Infelizmente muitas pessoas que participam do louvor não sabem seu lugar e outras que poderiam estar no louvor não estão.
Uma pesquisa de Universidade de Harvard diz que aqueles que encontram o seu propósito, que encontram o desejo original de Deus para eles mesmos, são pessoas mais felizes. Se você encontrar seu propósito no louvor você acredita que poderá se tornar mais feliz?
Não se trata apenas de você, mas do que você carrega e que as pessoas precisam disso, que impactam as pessoas. Pode ser do modo como toca seu instrumento, do modo como ministra, do modo como canta.
Entender que você tem algo que Deus te deu, que você não está ali apenas pela oportunidade, ou por um convite mas porque Deus te chamou.
O chamado
Que habilidades você tem que são aplicadas no ministério do louvor? Habilidade é a capacidade de executar algo bem feito, então, o que você faz que os outros reconhecem que é algo com uma execução bem feita? Mas não se trata de fazer algo apenas bem feito, mas que você faz de forma mais natural, algo que está dentro de você, não apenas que você tem interesse.
Leve ou pesado?
Todos temos que desenvolver habilidades para termos sucesso em algo, mesmo que seja algo que você já nasceu com ele. Um exemplo mais clássico é aquela pessoa que canta bem naturalmente mas que nunca se propôs a estudar canto.
Não se trata de uma crítica, mas algo que precisamos pensar pois as habilidades podem ser por interesse ou por aptidão. Quando é por interesse você precisa de mais esforço para aprender e executar, mas quando é por aptidão você faz de modo leve.
“Ah, se eu tenho aptidão para que estudar?”. Poderia te dar uma resposta diferente, mas o que vou te propor é que fale assim para Deus: Senhor, obrigado por me dar este dom tão maravilhoso para abençoar as pessoas, mas eu não vou desenvolver ele não, acho que já sou bom o suficiente. Qual seria a resposta de Deus?
Trazer para fora
Você já nasceu com habilidades para executar coisas, agora precisa trazer para fora, executar o que Deus te deu. Pare, ore, pense, reflita, o que você faria no louvor se pudesse escolher? O que realmente você se sente chamado a contribuir no louvor?
Explorar é percorrer, pesquisar, estudar, analisar, conhecer, se aprofundar, então, o que você está explorando? O que você tem dentro de você que precisa trazer para fora para que pessoas sejam abençoadas.
Se você não fizer isso, você se torna mais triste, mais fraco e mais longe de uma vida plena.
Quem você realmente é?
Jesus quando veio a terra Ele sabia quem ele era, e o que ele era determinou o que ele fazia. Quando perguntavam quem ele era Ele disse: Eu sou o pão da vida, sou o bom pastor, sou a água viva, sou a porta, sou o caminho a verdade a vida, EU SOU.
Em Lucas 4:43 ele disse ”Ele, porém, lhes disse: É necessário que eu anuncie o evangelho do reino de Deus também às outras cidades, pois para isso é que fui enviado.” Ele sabia sua missão. Pensa que você tem uma mochila com ferramentas e que estas ferramentas são para serem utilizadas em algo específico. O que tem dentro da sua mochila? Qual atividade você executaria com estas ferramentas? Você sabe a sua missão?
A maior tragédia
Em seu livro Reino Agora o pastor Cláudio Ribeiro diz “a maior tragédia na vida não é a morte, mas é o sucesso na tarefa errada”. Pois você pode estar tendo sucesso em uma tarefa que não foi chamado para executar. E ele diz que a primeira coisa que você precisa ter é uma fúria dentro de si mesmo de descobrir quem você é. Quem é você no louvor?
Quando você passa fazendo coisas que você não foi chamado para fazer há muito esforço nisso, é algo pesado de se executar, há muito desgaste. Porque aquilo que você nasceu para fazer você faz naturalmente.
Tudo que você nasceu para fazer está dentro de você e não fora de você. Um exemplo é quando você pega um iPhone, tudo o que ele foi designado para fazer já está dentro dele, pois seu criador o fez assim. Deus já te deu habilidades e capacidade para executar o que veio para fazer, o que nasceu para ser.
Explorar
O ponto chave é que você precisa explorar, refinar, desenvolver e se manifestar. E quando você faz o que veio para fazer você está honrando seu criador. Um senhor estava na estrada quando viu um carro parado. Então parou seu carro e foi até o dono do carro parado. Ali perguntou o que aconteceu e o homem disse ao senhor “meu carro não está funcionando”. Aquele senhor examinou o carro e o consertou, então o homem perguntou ao senhor. Porque teve o trabalho de parar e consertar este carro? O senhor respondeu, porque o meu nome está neste carro. Meu nome é Henry Ford.
Quando você não cumpre o seu propósito não é o seu nome que está em jogo, mas o maior interessado é o seu criador. E se você está lendo este texto é uma chamada à você, para que você execute o que veio para executar.
O Plano
Nos Salmos 139:14 Davi diz “Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem;” e no versículo 16 diz “Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.”
A palavra escrito no hebraico significa gravado, ou seja, foi gravado em você os seus dias, o plano que Deus quer que você execute está gravado em você. Neemias já nasceu profeta, Deus já o consagrou antes de nascer e no momento exato ele se manifestou.
Dom
Deus te deu dons e dom é a capacidade herdada para executar algo. Bill Johnson diz que o ser humano possui vários dons, várias habilidades para concluir aquilo que você foi chamado a realizar.
Paulo disse a Timóteo em 2 Timóteo 1:6 “Por esta razão, pois, te admoesto que reavives o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos.” A palavra para Timóteo é que ele precisa reavivar, despertar, acender esse dom, essa habilidade que está em você.
Você é um grande acerto
Deus te fez de um modo certo, Ele não te fez para fracassar, mas para ter sucesso naquilo que Deus quer. Deus planejou, arquitetou você e na hora certa você chegou a este mundo. Todas as pessoas que estão na terra, estão aqui para solucionar algo.
Quando Deus queria aviões na terra Ele libera um homem chamado Santos Dummont. Quando Deus queria a lâmpada na terra Ele libera um homem com capacidades chamado Thomas Edson. Quando Deus queria trazer o antibiótico na terra, Ele traz um homem chamado Alexander Fleming.
A pergunta é? Você nasceu para nos entregar o que? O que você tem para nos entregar? Quais idéias que estão em sua mente, em seu coração? O que está em você?
O que tem dentro de você?
Dentro de Moisés havia cinco livros, dentro de Paulo estava setenta por cento do novo testamento, dentro de Pedro havia três mil pessoas a serem convertidas no seu primeiro discurso.
Steve Jobs recebeu a idéia de revolucionar a era telefônica com um telefone chamado iPhone. Mas porque Deus deu a ele essa idéia sendo que ele nunca confessou Jesus? Provavelmente ele teve muitas oportunidades de várias formas, mas Deus não deixou de entregar a ele idéias por causa disso.
Perseverar
Muitas vezes não alcançamos resultados pois não perseveramos, desistimos no meio do caminho, por isso precisamos perseverar até acontecer. Qual a diferença entre perseverar e ser teimoso? Perseverar você insiste na coisa certa e teimosia você insiste na coisa errada.
Como saber qual a coisa certa ou a coisa errada? Primeiro olhe para o que Deus te deu, faça uma reflexão com oração. Se coloque em movimento e neste movimento ouça Deus falando contigo, perceba como você se sente ao fazer as coisas. Sente paz? Sente leveza? Mesmo que seu corpo sinta cansaço você sai mais energizado?
Despertar o seu dom te torna uma pessoa de valor
Você vai precisar refinar seu dom, se capacitar, desenvolver habilidades, ir além da média, ser o melhor naquilo que se propôs a fazer.
Quando você refina seu dom as pessoas enxergam mais valor em você, te torna uma pessoa de valor. Você só consegue refinar quando encontra o seus dons pois caso contrário vai precisar de muito esforço e se torna pesado esse refinamento.
Expor o que está dentro de você
Pessoas que se encontraram consigo mesmas estão preocupadas em expor seu dom. Não estão preocupadas com a posição mas sim com a execução e com isso se tornam pessoas autênticas. Seu dom é a sua fonte de valor, por isso manifeste o que está dentro de você.
Ao expor você vai se tornando mais confiante, você vai entendendo o que você é pois faz naturalmente, não precisa fabricar o que você é.
Onde seu dom pode te levar?
Veja o que diz provérbios.
“Você já observou um homem habilidoso em seu trabalho? Será promovido ao serviço real; não trabalhará para gente obscura.”
Provérbios 22:29 NVI.
Em outra versão:
“Você conhece alguém que faz bem o seu trabalho? Saiba que ele é melhor do que a maioria e merece estar na companhia de reis.”
Provérbios 22:29 NTLH.
Chaves para despertar o seu dom
O que você mais deseja fazer?
Agora se você pudesse fazer algo, o que
que você mais desejaria fazer?
O que você faria se você tivesse recursos ilimitados?
Se eu desse para você hoje um milhão de reais o que você faria? Normalmente as pessoas que encontraram os seus dons elas já sabem o que elas vão fazer com o dinheiro.
O que você faria se você tivesse tempo ilimitado?
O que você faria sem ser recompensado?
O que você faria hoje que deixaria você sem comer, sem dormir?
Aquilo que você está pensando agora provavelmente é aquilo que você faria.
Aquilo que te incomoda normalmente é aquilo que você nasceu para corrigir.
Se você tivesse que sair de casa todos os dias para onde você iria?
Se você soubesse que iria morrer daqui um ano como você gostaria de ser lembrado?
O que tira o seu sono?
O que te faz chorar? O teu choro revela o teu propósito. O teu choro revela o que você nasceu para fazer e para executar. O teu choro revela que você está insatisfeito. O teu choro revela que você está inconformado. O teu choro revela aquilo que você tem vontade de transformar.
Mas milhares de pessoas estão satisfeitas com a zona de conforto. Você precisa de um destino, precisa de visão, precisa enxergar além dos seus olhos, precisa acreditar, precisa viver pelos princípios que regem os seus dons, precisa de um plano de ação, você precisa de pessoas certas.
Quem é você? Não estou perguntou o que você faz, mas pergunte-se “Quem sou eu?”, “O que eu quero me tornar?”
As águias quando elas ficam velhas elas começam a se depenar e outras águias, somente outras águias, conseguem ir até o seu ninho para alimentá-las. Muitas morrem porque nenhuma águia chegou, mas depois daquelas que sobrevivem, elas passam pelo processo de refinação. E elas alcançam vôos muito mais altos.
Você tem passado pelo processo de refinar e agora você vai começar a explorar porque você está num ambiente onde há outras águias que vão te ajudar.
No louvor
Depois de refletir sobre esta palavra, que se trata para a vida, quero que você pense nela no ambiente do louvor. Pense em como seu propósito, suas habilidades estão sendo aplicadas no seu ministério? Você está evoluindo ou apenas indo?
Não deixe que o ciclo da mesmice te encontre. Viva, ministre com sua alma, seu espírito e seu corpo para Aquele que te designou.
Compartilhe este artigo com alguém que esteja precisando desta palavra.
Link da mensagem original aqui.